EM MUITAS CULTURAS, A PRIMAVERA É ÉPOCA DERENASCIMENTO. É A HORA DE ABRIR OS ARMÁRIOS,SACUDIR A POEIRA E JOGAR FORA TUDO AQUILO QUEESTÁ ATRAPALHANDO A SUA VIDA. NEM SEMPRE É FÁCIL. ALÉMDE DAR AQUELA PREGUIÇA, OS OBJETOS MUITAS VEZES ESTÃOATRELADOS A LEMBRANÇAS OU MOMENTOS ESPECIAIS. POR ISSO, A ARRUMAÇÃO TAMBÉM É UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE AUTOCONHECIMENTO E CRESCIMENTO PESSOAL. TOMOU CORAGEM? ENTÃO VAMOS LÁ.
O primeiro passo é avaliar o que precisa ser organizado: quarto, sala, cozinha, documentos, material escolar, armários... Uma dica dos especialistas em organização - conhecidos como personal organizers - é separar a arrumação por cômodos e, dentro daquele espaço,
dividir o que vai ser arrumado em etapas. Ou seja, primeiro comece com a estante, depois passe para o armário e assim por diante. Separe uma caixa para aquilo que não tem fotos: Micropix
conserto e deve mesmo ir para o lixo. Arrume outra para colocar aquilo que pode ser passado
adiante. Tire tudo aquilo que você não usa há mais de um ano, mesmo aquela roupa ma-ra-vi-lho-sa que você nunca teve oportunidade de usar.Como o inverno está no fim, que tal separar aquelas roupas de frio e guardá-las de forma que
não ocupem espaço? Na hora da arrumação, certifique-se que as peças estejam limpas e secas. As colchas e edredons podem ser guardados em malas grandes com alguns sachês perfumados ou que evitem a umidade. Já as malhas de lã devem ser guardadas em sacos plásticos para evitar as traças e o mofo. Peças de couro ou camurça não devem ser envoltas em plástico, mas em papel de seda, senão ficam amarelados.
Se o quarto das crianças é o reduto da bagunça, simplifique. Tente diminuir a quantidade de roupas e brinquedos que os pequenos usam no dia a diA. Faça da arrumação um
ritual especial, e convide seus filhos a organizarem seus pertences. Uma
dica para os brinquedos é mantê-los em um cesto ou baú para que não
fiquem espalhados pela casa. Na hora de mexer com documentos, muita atenção. Alguns precisam ser guardados a vida inteira, caso de certidões de nascimento e casamento, diplomas, escrituras e testamentos. Para não correr riscos, o ideal é fazer uma cópia autenticada destes documentos e guardálos com uma pessoa
de confiança, comprovante de pagamentos, IPTU e imposto de renda devem ser guardados por cinco comprovantes de cartões de crédito devem ser guardados por três anos. Na cozinha, separe um armário para os produtos de limpeza. Este deve ficar bem longe dos alimentos, para não correr o risco de contaminação. A solução de um litro de água com
uma colher de bicarbonato de sódio é ótima para limpar geladeiras e microondas, já que tira o cheiro desagradável de alguns alimentos e não deixa perfume Casa arrumada, agora é partir para a manutenção. O caminho mais fácil é não deixar acumular bagunça. Guarde cada coisa em seu lugar após o uso, e peça para a família fazer o mesmo. Organize-se(Capa-Revista Estação metrô-set/09)
Nenhum comentário:
Postar um comentário